Notícias (2)
Em um negócio de 16 milhões de libras a TVS adquiriu a Norton Motorcycles. O valor pago será suficiente para pagar as dívidas da fabricante britânica, todavia permanecerão em aberto os valores devidos a possível fraude nos fundos de pensões da empresa.
Pelo acordo a TVS assume os negócios, fábricas e empregados da Norton, aumentando sua capacidade de produção global e acessando novas faixas de mercados.
TVS Motor Company
A TVS Motor Company é uma das três maiores fabricantes de motocicletas da Índia. Seu mercado principal é focado na produção de motocicletas e scooters de baixa cilindrada. É bem conhecida no Brasil pela produção dos modelos Apache da Dafra e pelo desenvolvimento e fabricação da linha de 310 cc da BMW.
Norton Motorcycles
A Norton Motocycles é uma das mais antigas marcas de motocicletas da Inglaterra. Fundada em Birmingham, a Norton iniciou a fabricação de motocicletas em 1902. É uma tradicional fabricante de motocicletas de diversos estilos indo das clássicas a modernas esportivas, possuindo experiência na fabricação de motores de alta cilindrada.
Norton Motorcycles, em crise, pode ser adquirida pela TVS
Escrito por Top MotoA Norton Motorcycles, tradicional fabricante de motocicletas britânica, com mais de 122 anos de mercado, vem passando por uma avalanche de dificuldades financeiras que incluem o Brexit, processos judiciais, fundos de pensões, clientes lesados e a competição internacional, que a levaram ao colapso.
A gigante indiana TVS - terceira maior fabricante de motos daquele país - vem demonstrando interesse na aquisição da Norton. A TVS é conhecida aqui no Brasil pelas Dafra Apache RTR 150 e 200 e pela participação no desenvolvimento e fabricação da linha de 310 cc da alemã BMW.
Se confirmada a aquisição seria a forma mais viável da Norton escapar de uma provável falência, forma idêntica que a Royal Efield fugiu de igual situação em 1955, quando foi adquirida pela também indiana Madras Motors.
A TVS, por sua vez, conseguiria o acesso a uma fatia de mercado mais premium com a aquisição, sendo que hoje é mais focada em motos de baixa cilindrada.